quarta-feira, 1 de junho de 2011

Plano de Aula IV


CONTEÚDO
O uso do G e J
OBJETIVO
Desenvolver nos aluno a percepção para o conhecimento das regras do uso das letras j e g, prevalecendo o entendimento das mesmas para haver uma melhor qualidade na escrita padrão
JUSTIFICATIVA
Compreender as regras gramaticais que são empregadas com a utilização do g e do j, mas ainda despertar a sensibilidade dos alunos com a inexistência de tais regras em algumas palavras que também fazem uso das mesmas consoantes.
METODOLOGIA
Após uma explanação dos conceitos e regras utilizados com o emprego do g e j,mostrar que em palavras com grafia iguais podem trazer algumas eventuais  duvidas:  um exemplo bem simples e a palavra viajar. Que podemos explicar com a seguinte regra abaixo, despertando no aluno a consciência para o uso da regra gramatical, na grafia das palavras.

A palavra viagem é um exemplo do estudo da alteração entre o j e g, pois há
alteração do significado quanto ao emprego do “j” ou do “g”.
Se “viagem” for substantivo será grafada com “g”, porém se ela for uma das conjugações do verbo “viajar” (escrito com “j”).

Exemplo:
  • A viagem a Portugal foi belíssima. (substantivo)
  • Nos viajamos para Portugal nas férias. (verbo viajar)

AVALIAÇÃO
Para compor a avaliação podemos confeccionar um bingo com palavras escritas  com g e j, aplicando todas as regras gramaticais , promovendo interação entre os alunos e o compartilhamento da aprendizagem, sendo todos avaliados pelo professor regente em sala de aula,observando cada aluno na grafia das palavras sorteadas no bingo.
Exemplos de palavras para o bingo: jeito, gilete, tigela, rejeitar, anjinho, canjica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores