CONTEÚDO:
O uso do l [l] e do u [u]
OBJETIVO:
Facilitar a identificação do uso do u [u] e do l [l] nas palavras através de reconhecimento da diferença sonora e aplicação de regras.
JUSTIFICATIVA:
Em posição final de palavra ou sílaba, o “U” e o “L” concorrem. O verbo no passado, na terceira pessoa do singular, tem a terminação em “u”. Esse uso pode se tornar previsível aos alunos a partir de uma percepção fonológica que favoreça a construção da ortografia.
METODOLOGIA:
Primeiro Momento: Anunciar aos alunos, palavras que facilmente seriam trocadas, ou confundidas e ir grafando-as no quadro.
Segundo Momento:
a dona de casa assustou
mãe-d'água procurou o boto
na beira do rio
e o homem louro encantou
e o homem louro encantou
cachimbo do menino peralta
estalou pro vazio
e o menino correu
e o menino correu
foi fumaça e som
no meio da mata
foi fumaça
foi fumaça
a dona de casa assustou
num sabe o que aconteceu
tia Anastácia gritou, gritou
chegou mundaréu de gente
pras bandas do arraial
descendo no meio da praça
fazendo uns anéis de fumaça o saci correu
fez pirraça
barnabé mermão
pega um fruta pão
pra gente se alimentar
Que comer arroz doce
e feijão de corda no almoço
é sem graça
Fazer a dinâmica com os alunos de procurar palavras com L e U no caça-palavras abaixo:
B | I | W | W | T | Z | E | V | F | L | Q | K | D | P | Y | H | K | U | C | B | J | G | A | G | W | Y | I | K | T | A | U | M |
F | D | D | H | M | N | Q | T | P | T | A | L | Z | A | X | V | G | C | A | S | S | U | S | T | O | U | O | O | J | I | U | K |
B | B | G | C | H | C | L | E | U | V | U | D | T | X | T | H | D | M | O | H | K | N | P | R | O | C | U | R | O | U | A | B |
B | P | Q | M | B | N | Y | O | L | W | L | J | U | C | O | F | G | A | E | N | C | A | N | T | O | U | H | U | K | Z | N | L |
P | P | W | V | E | F | O | Z | O | F | A | B | T | T | C | F | O | I | T | H | F | U | J | E | Z | B | R | Y | P | X | G | X |
E | H | S | M | E | W | O | B | U | G | B | Y | Q | C | W | J | L | L | B | Q | U | M | N | C | B | S | J | J | X | O | L | C |
R | E | T | K | U | O | Q | P | R | B | R | Z | H | E | S | T | A | L | O | U | Z | C | K | C | O | R | R | E | U | H | G | J |
A | Z | N | Z | G | P | L | B | O | J | G | M | B | B | A | I | R | I | B | W | S | F | B | M | V | B | P | P | U | H | D | W |
L | A | U | C | R | J | E | R | Y | D | Q | U | B | B | H | H | S | T | J | J | M | B | R | S | M | R | N | F | Y | W | E | H |
T | O | F | P | U | P | K | I | M | P | G | N | Q | U | J | Q | X | C | A | C | O | N | T | E | C | E | U | Q | H | B | B | O |
A | E | S | Q | U | O | G | S | W | W | N | D | I | P | H | X | E | I | V | A | E | F | V | D | N | I | V | W | T | N | B | V |
K | Z | M | F | M | I | Z | J | S | C | N | A | P | A | B | R | P | P | F | R | M | W | Z | I | T | E | M | G | N | T | N | O |
V | J | I | E | F | H | C | P | N | M | H | R | D | T | P | A | B | S | J | R | P | O | T | T | A | G | R | A | P | H | X | L |
H | B | R | T | J | P | J | D | H | N | U | É | R | X | Y | G | M | Q | X | A | L | M | Q | E | L | R | O | J | V | J | M | E |
Z | M | N | M | P | C | C | H | E | G | O | U | C | P | S | R | E | O | W | I | N | V | S | I | M | E | P | N | C | B | V | I |
T | K | K | V | E | G | V | N | Y | J | R | I | Q | L | S | M | J | M | L | A | H | Y | C | M | O | U | J | H | U | V | Q | F |
P | Y | S | L | N | R | L | C | C | G | T | L | I | Q | U | I | V | V | J | L | T | I | M | T | Ç | G | I | C | K | B | O | E |
A | J | R | M | S | K | V | Y | B | A | J | O | C | M | D | T | I | V | D | D | C | U | E | Y | O | E | C | W | V | W | U | R |
H | L | D | L | B | L | E | X | C | E | L | F | U | T | G | R | F | G | U | G | V | B | V | F | O | N | F | F | G | P | C | C |
P | X | Q | B | P | A | Z | C | D | V | U | R | D | D | E | I | O | X | E | F | P | N | G | R | I | T | O | U | W | R | S | K |
Dicas:
Verbos – Horizontais
ASSUSTOU
PROCUROU
ENCANTOU
ESTALOU
CORREU
ACONTECEU
GRITOU
CHEGOU
Substantivos- verticais
MUNDARÉU
ARRAIAL
ALMOÇO
LOURO
PERALTA
AVALIAÇÃO:
Será feita nos momentos de aula, com uma verificação contínua dos conhecimentos adquiridos pelos alunos, e se este precisará de ajuda ou revisão. Assim como uma avaliação individual nos momentos de escrita. Como exemplo a atividade:
Complete com "L" ou "U" as palavras abaixo:
a) a ...godão - a ...mento - a ...tópsia
b) a ...ditivo - a ...tor - a ...tomático
c) ca...ças - ca...tela - a...cançar
d) a ...tomóvel – inigualável.
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